[Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Poste aqui as modificações do carro para todos conhecê-lo

Moderadores: Valdir Sobral, Moderadores

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

[Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 12 Set 2013, 08:09

(Postada originalmente em 18 Nov 2010 14:51)

Olá Pessoal,
Desde minha entrada no fórum estava devendo uma apresentação do meu bandidão. Antes tarde que nunca, né? Este é meu Logus 1995 GLi. Eu o chamo de bandidão porque quando o comprei em 2007 os documentos dele tinha uma fábula de 6 IPVAs e multas atrasadas para serem pagas (aproximadamente 4000,00 na época) e por ele estar com a frente rebaixada e vidros escuros. Dava um ar de “ilegal” nele. Mesmo assim aceitei o desafio de o deixar em dia (documentos e estado geral). A maioria das fotos não são recentes, mas dá para matar a curiosidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Assim que o peguei, dei uma geral na parte mecânica e tirei o rebaixamento dele, que me fazia ter dores de cabeça quando o motor “raspava” na lombada. Troquei as rodas e pneus de aro 15 para 13 por causa de minha patroa (a direção é mecânica e guiá-lo com roda 15 era uma como pegar um boi pelo chifre rsrsrs).

Viajei para vários lugares com ele, dentro e fora de SP. Nunca me deixou no meio do caminho. Foram boas lembranças. Algumas até diria que ilegais, mas tão prazerosas quanto às demais...rsrsrs

A parte chata foi quando tive de vendê-lo em setembro de 2009. Precisava acertar a faculdade e me deram um prazo absurdo para conseguir levantar a grana. Consegui rapidamente um comprador. Pelo que a pessoa me disse ao comprar, iria dar um belo trato nele, ia terminar o que eu comecei. Passaram-se exatamente 1 ano. No início de setembro de 2010, o rapaz ao qual havia vendido o carro, me fez uma proposta para pegar ele de volta pela metade do preço que vendi. Aceitei de imediato, sem ver como estava. O que estava em jogo era o sentimento que tinha pelo veículo.

Estava ansioso para ver como ele estava. Debaixo de muita chuva, fui pega-lo de volta. A primeira coisa que soube é que o carro estava freando somente uma roda. Depois soube que tinha mais 260,00 em multas para pagar....o motor estava batendo, sem óleo...os pneus novos estavam mais carecas que a minha cabeça, a direção estava dura e o interior dava dó:

Tinha vômito ressecado no carpete do lado passageiro, os bancos estavam completamente sujos e rasgados, o difusor central e direito sumiram, o carro não marcava mais velocidade, o interior estava um lixão, nunca mais se falou em limpeza depois de mim. Quando cheguei em casa, tive de tomar banho pois sentia meu corpo fedendo depois de ter entrado e dirigir, por mais de 1 hora até minha casa. Assim que estacionei, percebi que se formou uma névoa de óleo queimado na minha garagem. As rodas de liga leve se transformaram num conjunto empretecido de óleo e algum material carbonizado aderido, que não consegui retirar na totalidade. A pintura, que já estava na metade da vida, estava completamente opaca, sem brilho. O som com MP3 desapareceu.

Não desisti e não desistirei de vê-lo em condições de rodar e brilhar novamente. Desmontei todo seu interior e mandei água. Lavei todas as peças com cuidado de restaurador. Retirei o tapete, deixei de molho e mandei água também. Comecei a caçada pelos difusores. Lavei todos os bancos e aproveitei o sol para secar tudo. Infelizmente, devido as condições extremas do antigo proprietário, descobri pontos pequenos de ferrugem nas caixas de ar e embaixo do vidro traseiro.

Comprei alguns acabamentos que haviam sido retirados e pretendo instalar o difusor central. O direito paguei $90, completinho e funcionando. Algumas coisas que terei de fazer nele:

1. Difusor Central;
2. Recuperar caixas de ar e calha do vidro traseiro;
3. Comprar e instalar cabo do velocímetro;
4. Pintura geral;
5. Reformar bancos do motorista e passageiro;
6. Trocar retentores;
7. Reinstalar sensor de marcha ré;
8. Trocar lanternas traseiras;
9. Colocar som;
10. Fixar e ajustar lanternas dianteiras e pisca;
11. Fixar churrasqueira;
12. Comprar grade dianteira;
13. Comprar pneus novos;
14. Trocar rodas;
15. Colocar xenon;
16. Acertar documentos e multas.

Espero que até o final do ano que vem esteja reapresentando o bandidão com dignidade neste fórum.

Em breve postarei mais fotos.
Abs,


*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: [Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 12 Set 2013, 09:00

Olá pessoal!

Depois de algum tempo (sem tempo na verdade) finalmente consigo postar mais algumas fotos do bandidão.

Essa é do dia que ele já estava novamente sob minhas divisas, recém chegado. Detalhe na pedra que tive de colocar para o carro não descer (estava com o freio de mão ruim), porta do passageiro amassada e com riscos profundos....

Imagem

Vista lateral do passageiro, em destaque as rodas pretas de sujeira e carbonizadas....

Imagem

O carpete completamente sujo retirado...detalhe na borra branca ressecada... isso era um vômito...

Imagem

Peças internas retiradas para lavar. Os bancos estavam pretos de tanta sujeira... retirei tudo e mandei água sem piedade. O que mais deu trabalho (e não era para menos) foi o carpete. Mas nada que um Vanish da vida não desse jeito. Não tenho fotos, mas só da lataria interna tirei uns 10 baldes de terra daqueles vãos do lado do banco e da lateral do porta malas...

Imagem

Imagem

Imagem

Uma foto do bólido um pouco mais decente agora...

Imagem

A vista frontal. Detalhes da máscara negra, o parachoque e capô que precisam de uma bela pintura e a grade frontal que foi brutalmente arrancada pelo antigo proprietário...vou ter de comprar uma nova. O emblema foi pro bebeléu....

Imagem

A vista traseira. Detalhe no pequeno furo na lanterna traseira (lado esquerdo que terei de trocar)....

Imagem

Mesmo com outra caranga e utilizando uma moto como meio de transporte por causa da facul é difícil deixar o meu bandidão parado, inerte, na garagem.
Mas sempre dou uma ligada nele nos finais de semana para não descarregar a bateria... e sempre estou lavando porque pega muito pó...uma cera e silicone sempre são bem vindas.
Essa semana ele vai pro mecânico (que por sinal é meu cunhado). Lá ele vai consertar o sistema de freios, verificar as marchas que não estão encaixando e dar uma verificada geral no estado do motor (ele está com um ronco forte, mas batendo e rajando muito).
Pretendo, até ano que vem, dar um bom banho de tinta e fazer alguns detalhes pequenos de funilaria (alguns podrinhos na caixa de ar e amassados de leve).

Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: [Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 26 Mai 2014, 12:51

Pessoal,
No fim de semana passado o bandidão fez uma visita ao mecânico para ter uma palavra geral sobre o seu estado. A princípio trocamos o sistema de freio, que estava funcionando apenas numa roda (foi um martírio trazer esse carro, num dia de chuva do Tietê pra cá, nem tenham idéia). Troquei as duas pastilhas e os discos, me custando $165. Os discos estavam enferrujados e carcumidos, pois não tinha mais pastilhas.
Sobre o barulhão no motor, o mecânico (que é meu cunhado) disse que primeiro tem que trocar a bomba d’água, sendo ela a principal responsável pela “barulheira” do motor para depois ter a dimensão do “rajar”. Essa bomba deve me custar uns $130. Vou aproveitar e trocar o motor de arranque, pois quando dou partida fica naquele “tec tec” e não gosto disso.
Algumas coisinhas que quero colocar até maio/2011:
- Xenon 10.000k
- 01 difusor central (que está faltando)
- Grade Frontal
- Emblemas (que “sumiram” quando peguei de volta)
- Cabo do velocímetro (que foi novamente “quebrado”)

Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: [Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 26 Mai 2014, 12:55

Pessoal, segue fotos da parte interna do meu bandidão...

Visão geral do painel. Detalhes relevantes: Entreguei com os difusores inteiros, som com MP3 e com a alavanca de acionamento do capô. Voltou sem nenhum deles...o painel está um pouco sujinho, devido ao tempo que está parado na garagem. O restante do interior (bancos, forros, etc) já está limpo, inclusive aquela borra de vômito horrorosa do carpete que também veio como "herança".
Imagem

Vista do banco traseiro...os cintos de segurança foram retirados para lavagem...
Imagem

Vista dos bancos dianteiros e do forro da porta, devidamente lavado...outro detalhe relevante: O carro foi com e veio sem o cinto de segurança do motorista...já reposto.
Imagem

Abaixo, outra das "heranças" do antigo dono, ao qual peguei de volta....um belo rasgo no banco do motorista...
Imagem

Visão do painel...
Imagem

Vista do porta-malas. Ao fazer limpeza no mesmo "descobri" um soquete e uma lâmpada, já queimada. Quero ver se coloco alguma coisa em LED, com bastante luz....alguém sabe me dizer se existe algum forro para esses buracos do encosto do banco?
Imagem

Motor...para variar, sujinho...
Imagem

Na faxina interna, verifiquei que as caixas de ar estão com alguns buracos, mínimos, mas existem. A lataria externa tem alguns amassados, pequenos também.

Amanhã (10/05) vou ao meu cunhado, mecânico, para ele ver trocar a bomba d'água, mangueiras, reservatório e dar uma limpeza geral no sitema de arrefecimento. Como a minha filha diz, quando eu ligo o carro, parece que estou dando partida num caminhão (rsrsrs). O pior de tudo que nem trocar a água o cara que pegou ele não fez, nem isso!

Depois disso, vamos verificar a quantas anda o motor...se ele aguentar, vou colocar um "alta km" e levando de boa... só vou mexer nisso por último. Primeiro vou cuidar dessas pequenas manutenções. Depois, colocar a documentação em dia (que ao meu ver não está difícil) e finalmente dar um belo banho de tinta e fazer uma visita ao tapeceiro.
Meu projeto é colocar um motor e câmbio de veículos mais novos. Aí sim virão os verdadeiros upgrades.

"Vou devagar, mas vou de Logus" (só vou correr quando estiver em condições hehehe)

(mensagem reeditada em 10/05/2011)

Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: [Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 26 Mai 2014, 18:14

Pessoal, bom dia.

Ontem levei o bandidão para o meu cunhado. Ele trocou a bomba d'água e disse que o reservatório e as mangueiras estavam em boas condições. Como o valor do serviço ficou um pouco salgado (99,00) eu preferi deixar para a próxima e gastar a verba com outras coisas que estão faltando. Por incrível que pareça, aquele barulho horrendo de caminhão parou! Fiquei muito contente quando liguei e vi que aquela sinfonia dos infernos havia reduzido em quase 80%!
Disse também que o rajado do motor estava muito reduzido, dava para rodar bastante.
Agora vou trocar o óleo:

GTX Alta Kilometragem
http://www.castrol.com/castrol/sectiong ... Id=7047376
Meu pai colocou esse óleo durante 05 anos no gol quadrado dele e ele só fez a retífica recentemente porque tinha um cash sobrando

+ STP Smoke treatment
http://www.stp.com.br/v3/subs/produtos/ ... ?produto=4
Esse aqui é muito bom. Quando coloquei no bandidão, na época da 1ª aquisição, eliminou toda aquela fumaça gerada pela queima de óleo.

Ontem infelizmente o meu cunhado não colocou o aditivo para o sistema de arrefecimento. Vou tratar disso também.

Cada dia fico mais contente com essas boas surpresas. No mês que vem quero ver se consigo uma estadia no funileiro para arrumar as caixas de ar, retirar os amassados e deixar preparado para a pintura...agora vai!

Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: [Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 26 Mai 2014, 18:21

Pessoal, bom dia!

Na sexta-feira (13/05) peguei um tempo livre para dar uma geral no sistema de arrefecimento e trocar o óleo do bandidão. Comprei:

4 litros de Lubrax Alta Rodagem
02 frascos de limpa radiador Radiex
01 frasco de Monoetilenoglicol (solução arrefecedora) da Wurth
01 Smoke treatment da STP
01 silicone em gel (para limpeza geral)

Imagem

[img]imagem[/img]

Tudo me custou 139,00

Inicialmente, esgotei o radiador e reservatório, mandei água para dentro (fazendo recírculo) e fechei. Coloquei água e o limpa radiador.

Esgotei o óleo, troquei, coloquei o novo e o Smoke treatment por último. Este último parece uma resina de tão viscoso.

Abaixo uma foto do estado que está a parte inferior do meu bandidão. Óleo pra todo canto. Porém os assoalhos e toda a chaparia está em excelente estado (Amém!)

[img]imagem[/img]

Com a troca de óleo, segui a recomendação da Radiex e liguei o carro com o limpa radiador e deixei ligado até disparar a ventoinha + 15 minutos. Depois, removi a água suja e coloquei a solução arrefecedora.

O que me impressionou foi a rápida ação do smoke treatment. A fumaça foi reduzida a zero! Depois disso tudo senti que o veículo estava mais silencioso, reagiu muito bem.

Abaixo uma foto da operação. Coloquei umas pedras (tampas de cimento que sobraram da última reforma do meu lar) para evitar acidentes, caso o macaco, velho de guerra, venha a falhar...
Imagem

Aproveitei para procurar a centralina, mas ainda não foi desta vez que achei.

Na sexta-feira (13 para variar) tivemos um pequeno incidente. Ao sair com o Clio, minha esposa acabou fazendo uma rampa “inadequada” e tivemos um efeito dominó: A traseira do Clio bateu na moto (que costuma ficar entre os dois) e a moto tombou em cima do capô do bandidão. Resultado: O pára-choque traseiro do Clio ficou afundado, a moto entortou o guidão e o bandidão teve o capô afundado também. Foi leve, uma rebatida resolve tudo. Se fosse o contrário, adeus capô.

Aproveitei o sábado e fiz uma limpeza também no painel, com silicone. Ficou com uma aparência muito boa. Já está começando a cheirar carro novo...rsrsrsrs.

Próximos passos:
- Levar ao funileiro e acertar os pequenos buracos na caixa de ar e fazer uma geral nos amassados;

- Lavagem geral do motor;

- Verificar a trepidação na suspensão com o mecânico;

- Pintura geral.

- Acertar documento atrasado.

Lá se foram 238,00 em apenas uma semana. Agora vou planejar o conserto dessas caixas e retirar os amassados para alcançar vôos mais altos, que é a pintura dele. Tenho um conhecido que tem uma oficina, sempre fez serviços para mim e minha família. Vou tentar fechar com ele, ver se facilita o trabalho, etc.
Como já disse, no início, não tenho pressa. Assim que terminar a pintura, vou comprar uma capa e cobrir. Quando os documentos estiverem ok, vou prosseguir com upgrades mais interessantes.

Por enquanto é só.

Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: [Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 26 Mai 2014, 18:24

Pessoal, boa noite!

Ontem (20/05) com uma tarde livre, resolvi buscar a tal da centralina....resultado: não achei. Desisto. Vou comprar uma e pedir a alguma boa alma (eletricista de autos) instalar para mim...os preços estão exorbitantes $200 no Mercado Livre. Vou procurar alternativas mais baratas. Ainda nessa tarde, resolvi brincar um pouco com a luz de cortesia (que inexistia) do porta malas (vou postar aqui uma foto e o trabalho no tópico correspondente). Gastei $15 em tudo e gostei mais do visual.

Imagem

Imagem

Aproveitei e dei uma geral na parte elétrica. Luzes que não funcionavam, marcador de combustível que não atuava e tudo mais... a trepidação, segundo um dos meus mecânicos de confiança (dessa vez não foi meu cunhado "reclamão") pode ser alinhamento e balanceamento....ele fez um teste de velocidade no macaco jacaré e disse que a primeira coisa a ser feita é isso....depois ver o resto. Hoje eu me encorajei e tirei de casa. Apesar da trepidação, foi muito bom pegar uma pista rápida de novo, sentir o poder de um motor AP 1.8 depois de 2 anos dirigindo "um carro de plástico" com motor 1.0...mais uma foto para a coleção...

Imagem

Segundo o mecânico, tem que trocar o sensor de velocidade e cabo do velocímetro para o velocímetro voltar a marcar...

A satisfação é algo que não tem preço.

Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: [Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 26 Mai 2014, 18:43

Bom dia galera...

Seguem mais algumas coisitas compradas e instaladas:
Imagem

Centralina (modulo de advertência): $50,00 - ainda não instalada por falta de tempo....
Emblemas (tampa traseira - "1.8" "GL" e "Logus"): $12,80
Piscas dianteiros: $70,00
Grade dianteira: $45,00
PCF: $10,80 (100mL)
Materiais de pintura (spray prata, lixa, pincel): $19,00
Parafusos: $0,80
Presilhas do farol: $10,00

Vamos as fotos:

Frente desmontada...
Imagem

Encontrei esse fio solto perto do interruptor da marcha ré...alguém sabe o que é?
Imagem

Comecei pela grade...spray nela!
Imagem

Depois parti para o PCF...apliquei em alguns pontos onde estavam formando pequenas camadas de ferrugem...
Imagem

Imagem

Apliquei spray nos pontos onde tinha o PCF para aguardar o tão sonhado banho de tinta.... depois da secagem caí matando na montagem....coloquei os faróis, mas não consegui regular o trio farol-pisca-grade...quando acerto os piscas a grade fica “faltando”...vou mandar o funileiro ajustar isso para mim....

Fotos depois da montagem.
Imagem

Ele estava meio sujinho, mas no domingo já recebeu um belo banho...isso é resultado do temporal aqui na Grande São Paulo na última quarta-feira...
Imagem

Próximos passos:
+ Instalar a centralina;
+ Visita ao funileiro para regular a frente, arrematar as caixas de ar e tirar amassados;
+ Instalar emblema da grade;
+ Trocar sensor de velocidade e cabo do velocímetro;
+ Visita ao centro automotivo para fazer alinhamento e balanceamento;
Agora só falta tempo...enquanto não acabar essas benditas provas :screaming: na facul não terei tempo para me dedicar ao bandidão....devagar e sempre, vamos lá!

Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: [Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 26 Mai 2014, 18:46

Faltava mostrar a pecinha que estava faltando mostrar aqui....o único porém é que o vendedor não mandou o chicote com os conectores...será que existe um genérico à venda?
Imagem

O próximo passo é instalar...para isso vou até o meu camarada auto elétrico para que ele resolva para muá...

Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: [Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 26 Mai 2014, 18:48

Pessoal, enquanto as provas da facul não terminam (e o tempo não ajuda) segue mais algumas novidades sobre o bandidão:
Como já disse no começo da apresentação, ele tinha uma fábula de documentos para pagar....fiz o tal PPD do IPVA para regularizar, tive de vender o veículo, mas o dito cujo ex-proprietário não pagou e o contrato foi rompido. Anteontem, para minha surpresa, dos quase $3000,00 esperados (IPVA's de 2002/2003/2004/2005 + $250,00 em multas, via site da Secretaria da Fazenda de SP) apareceram somente $1300 no total, sendo apenas o IPVA de 2006/2011 mais $500,00 em multas, sendo que destas, $200,00 já combinei com o antigo "cupim de ferro" para ele pagar! Não sabia que IPVA's antigos caducavam, até mesmo num estado avarento como o de SP.
Houve uma pequena mudança de planos....vou pagar logo essa documentação para deixar logo tudo certo...depois de acertar isso vou correr atrás da dupla transferência....teve um despachante que me cobrou $600,00 para deixar tudo certo.

Com essa boa notícia a minha previsão é deixar tudo em dia até o final deste ano. Pelo menos saberei que poderei andar mais com ele. E no ano que vem começar com os upgrades de verdade (som, motor, gadgets, etc)
Mas os pequenos detalhes não serão deixados de lado...vou atuar em duas frentes para acelerar tudo isso.

Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: [Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 27 Mai 2014, 17:44

Seguem mais atualizações do bandidão, realizadas nos dois últimos dois finais de semana (em duas partes). Agora finalmente as provas acabaram e terei mais tempo para me dedicar à ele:

Dia 18/06/2011
Missão busca pelo tal chicote da centralina (relatado em posts anteriores). Não encontrado. FAIL....vou ter que ir atrás de um auto elétrico com disposição para esse “feito”...
Imagem

Aproveitei a desmontagem de parte do painel para dar uma olhada atrás do velocímetro e limpar o painel....
Imagem

Vi que tinha um pequeno vazamento de combustível perto do corpo borboleta. A mangueira estava completamente ressecada.
Imagem

Dia 25/06/2011

Comprei mais algumas pecitas para o bandidão:
Cabo de velocímetro: $25,00
Sensor de Velocidade: $58,00
Mangueira de combustível: $12,00 (1,5m)
Imagem

Comecei pela retirada do sensor de velocidade antigo que estava uma caca....completamente sem fios. Não me pergunte para onde foram....o cupim de ferro deve ter comido ele...
Imagem

Imagem

Retirei o antigo e coloquei esse novo na engrenagem. Ficou assim:
Imagem

Imagem

Tudo no lugar...
Imagem

O segundo passo foi à colocação da mangueira de combustível. Simples. Soltei a abraçadeira embaixo, conectei e reapertei. Em cima eu cortei o excesso, coloquei, reapertei e voilá!

Parte de baixo já com a mangueira nova....
Imagem

Parte de cima da conexão. Percebi que o corpo borboleta está uma caca...vou mandar ao mecânico para ele limpar isso para mim...
Imagem

Imagem

Dei uma leve ajustada nos faróis e piscas. Ficou muito bom. Já economizei nessa parte.
Imagem

Imagem

Próximos passos:

- Limpeza do sistema de injeção (27/07);
- Lavagem do motor e parte inferior do veículo (05/07);
- Alinhamento/Balanceamento/Cambagem (05/07);
- Pagar IPVA 2006 (21/07).

Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: [Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 27 Mai 2014, 17:50

Salve galera!

Hoje é um dia muito especial na saga do bandidão...ele vai ganhar uma casa novinha em folha!

Hoje finalmente ele está saindo da minha antiga casa e de sua antiga garagem para uma nova, com mais espaço...foram 05 meses sem mexer no danado...

Anteontem resolvi ligar, abastecer (através de um cabo de bateria) e tirar a inhaca dele....olha só como estava o garoto...
Imagem

Imagem

Depois de um bom banho, uma boa camada de cera e silicone nos pneus, vou abastecer e colocar ele na estrada...o garoto vai viajar cerca de 70km até a casa nova...

Segue a foto da novo laboratório...quando ainda estava na fase de construção...
Imagem

Amanhã posto as fotos atualizadas e detalhes da aventura.

Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: [Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 27 Mai 2014, 17:58

Olá povo do CLP!

Missão Sorocaba concluída com sucesso! Bandidão in da house! A viagem (cerca de 67km) foi tranqüila. O único porém foi uma das rodas que estava meio presa, não deu para ter a experiência completa de dirigir um carro 1.8 depois de três longos anos.

A futura garagem era um Salão, sem nenhum uso. Como a minha casa só tinha vaga para um carro na garagem, resolvi fazer do espaço uma garagem para 02 carros. Essa foto é do espaço sendo aberto (09/07/2012)
Imagem

Final da abertura do salão: vão pronto para início dos trabalhos (15/07/2012)
Imagem

Outro ângulo da encrenca..
Imagem

Construção dos vigamentos e das colunas para reforço (26/07/2012)
Imagem

Término do emboço interno e externo/ Instalação do portão automático (09/08/2012)
Imagem

A viagem: Durante o caminho Cotia-Sorocaba
Imagem

Chegada ao novo lar….
Imagem

Os meus bebês na garagem...
Imagem

Close-in. Agora só falta pintar a garagem....
Imagem

Nos próximos upgrades, vou instalar alguns itens que comprei (buzina nova, maçaneta dos vidros, etc...) e após terminar a reforma da minha casa, vou iniciar a saga de desmonte p/ pintura do bandidão....vem coisa boa por aí!

Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: [Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 27 Mai 2014, 18:10

Buenas, Pessoal!

Depois de um longo tempo, eis que volto a mexer no Logus “Bandidão”. Estava finalizando a estrutura da nova “casa” dele. Agora, dedico-me exclusivamente ao danado.
Bom, a bateria do mesmo estava detonada. Engraçado é que esta era a mesma de Janeiro/2007, quando adquiri ele pela primeira vez. Foram 06 anos usando uma bateria 60A da marca Ativa. Ponto para a marca. Só que agora, com um capital um pouquinho maior, peguei uma Durex, também 60A por 230,00.

Antes de colocar a bateria, dei uma geral no cofre da bateria. Olha a caca que estava:
Imagem

Imagem

Dei um trato, tirei muita sujeira, barro e folhas secas e gravetos.
Imagem

Olha como ficou. Ainda tinha ferrugem. Para esta, tinha um antídoto:
Imagem


Apliquei, sem dó nem piedade! O resultado não ficou esteticamente bom, mas o que importa é que estava protegido.
Imagem

Apliquei uma tinta específica para metais (ideal era zarcão) que tinha sobrando aqui, afinal, o objetivo é proteger o cofre.
Imagem

No dia seguinte (hoje) dei uma mãozinha de spray como 2ª demão e ficou assim:
Imagem

Feito, coloquei a bateria.
Imagem

Ao ligar, depois de mais de dois meses, ele não pegou. Fiz um teste básico: peguei um pouco de gasolina, coloquei no corpo borboleta e pegou de boa. Mas, consumida a gasolina, morreu. E assim sucessivamente. Não me dado por vencido, retirei a mangueira de alimentação da gasolina. Seca. Isso é sinal de que a gasolina não estava chegando. Levantei o banco, olhei para a bomba e lembrei do filtro. Ao retira-lo percebi que ele pesava mais de 0,5kg,muito pesado. As fotos falam por si:
Imagem

Imagem

Imagem

Lembrei de tudo e esqueci do filtro. A conta eu já conheço: troca da bomba (40 – 60 reais) + filtro (20 - 25 reais). Bom, mas essa é outra história...
A maior notícia é que no mês que vem vou finalmente quitar os débitos do bandidão, passar ao meu nome e zerar tudo! Nem acredito!

Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: [Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 27 Mai 2014, 18:34

Bônus Posting! (Material perdido no crash do servidor):

Instalação do voltímetro:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como ficou o voltímetro no painel...
Imagem

Instalação da iluminação auxiliar acoplada a lanterna do farol:

Imagem

Sensor de estacionamento:
Imagem

Kit de instalação...
Imagem

Broca fura copos...
Imagem

Projeto...
Imagem

Início dos trabalhos...
Imagem

Passagem dos sensores...
Imagem

Passagem do chicote/sensores...
Imagem

Vista da placa do circuito das lanternas traseiras...
Imagem

Instalação do chicote do painel do sensor nas lâmpadas correspondentes as lâmpadas da marcha ré (que não me engane 5 e 7)....
Imagem

Mini CPU instalada...
Imagem

Passagem da fiação pelo painel de controle...
Imagem

Pré teste...
Imagem

Já instalado e funcionando....
Imagem
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: [Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 27 Mai 2014, 18:36

Lavagem do motor...
Imagem
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: [Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 27 Mai 2014, 18:37

Uma loooooooonga história:

Imagem

Vou abrir um prólogo aqui, para vocês entenderem a saga, a qual desejo compartilhar com vocês:

Era uma vez um carro que estava no nome de uma pessoa que comprou o carro zero. (até hoje está no nome dessa pessoa).

Só que seu irmão que era o dono de verdade. Era um carro lindo, equipado e turbinado.

Um certo dia, ele bateu o carro na marginal e largou o carro na oficina.

E vendeu para um segundo cara, que por sua vez assinou a CRLV (Recibo).

Esse cara comprou o carro sem ver, na oficina. Quando foi retirar, o carro estava sendo depenado por uma galerinha do mal, que era da turma do dono dessa oficina.

Com muito trabalho, o então dono retirou o carro e consertou o carro. Mas depois de um tempo, vendeu, pois tinha muita coisa pra fazer, para uma outra pessoa.

Essa pessoa pegou o carro, consertou o motor, deu uma geral no carro. Mas também desistiu, pois o primeiro não tinha pago os IPVA's devidos. E vendeu para mim. Fim.

Resumindo: Ontem fiquei sabendo dessa história. No documento, serei o segundo dono do bandidão.

Mas para isso, terei de fazer uma dupla transferência. Meu maior medo era dessa pessoa não estar mais viva, pois já fazem quase dez anos que ele assinou o recibo. Ontem tive de viajar mais de 70km do meu trabalho para poder conhecer essa história toda.

Bom, a pessoa me parece idônea, bastante correta. Vou ter de passar o carro pro nome dela e ela pro meu nome, como manda a lei. Depois disso, vamos ter que 'passar' a vistoria do controlar (placa de SP/SP) para finalmente ele vir, com documentos zerados, para o meu nome.

Poderia pegar, com toda essa grana que vou gastar, um Logus inteirinho. Mas depois de saber de tudo isso, me deu mais coragem de enfrentar esse desafio.

Quero fazer isso até a primeira metade de março. E vamos para as cabeças!

Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: [Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 27 Mai 2014, 18:45

Buenas pessoas!

O processo de restauração do bandidão segue a todo vapor!

Nesse final de semana prossegui com o problema da bomba de combustível. Não aceitava outra coisa se não fosse ela, pelos testes que eu fiz.

O “estado” do copo da bomba, ainda no lugar:
Imagem

Segundo o “entendido” da concessionária (onde fui cotar a bomba) existem dois sistemas: Marwall (foto) e o Bosch. O Marwall não se encontra nem com reza brava e o Bosch é os dois zóios da cara: $158,00. O meu descobri que era Marwall.
Imagem

O “copo” onde vai a bomba, já fora do bandidão, ainda montado.
Imagem

Pra chegar nesse ponto foi f0da. Primeiro porque as peças, ressecadas, requerem cuidados. Segundo que as varetas de metal, fixas, não se deslocam. Com muita paciência e ajuda “online” do nosso amigo System, consegui, depois de umas horas, retirar a bomba e periféricos do “copo”. Tive de arrumar um jeitinho de retirar a danada daí.
Imagem

Essa, em destaque, é a bomba propriamente dita.
Imagem

A bomba é da marca Walbro e é original do veículo. Ou seja, é bem resistente para rodar mais de 18 anos....Fim do dia.
Imagem

No dia seguinte (23/02) fui à caça da bomba e filtro. Após algumas lojas, encontrei uma bomba à venda, marca Gauss (nunca ouvi falar). Talvez não dure muito. Mas como eu queria colocar o bandidão para funcionar naquele dia e também para saber até onde ele vai, comprei assim mesmo. Paguei $45,00. Comprei o filtro e paguei $55,00 em ambos. Uma pechincha.
Imagem

Bomba montada. O trabalho para desmontar foi para montar, com bônus de uma adaptação: aproveitei o plug original da outra bomba, pois o “novo” tinha terminais e não gostei.
Imagem

Depois de lavada e montada:
Imagem

Agora, em seu respectivo lugar, com as extremidades de energia e combustível recolocadas.
Imagem

Coloquei o negativo da bateria nova, filtro novo no lugar e bingo! O bandidão voltou a viver!


Quem tava do lado de fora, na calçada deve ter escutado o mesmo grito de quem comemora um gol. Dei uma volta no quarteirão e ele ficou belezinha. Desliguei e ele pegou num triscar de chave. Como é bom ver o danado de volta. Aproveitei e dei uma lavada, pois tava uma nhaca só, depois de tanto tempo.

Imagem

Imagem

Imagem

Os amassados ainda persistem. A pintura continua ruim. Mas só o fato de ver que não vou ter que esticar cabo de chupeta, forçar partida e me preocupar se ele vai voltar ou não já me deixa tranquilo.

Agora, alem de economizar uma grana de mecânico, vou ao mesmo apenas verificar porque as rodas estão um pouco travadas. E, essa semana, vou encarar o maior desafio de todos: Os documentos. Depois disso é só alegria. Que venha a pintura nova, motor, cambio, rodas e tudo que ele merece...

P.S.: O “copo” da bomba se chama Sensor de nível. Custa entre 109 e 140 reais e original só tem nas concessionárias do Ceará.

Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: [Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 27 Mai 2014, 18:47

Imagem

Galera,

Mais um grande passo foi dado para regularizar o bandidão...consegui quitar todos os IPVA's dos anos de 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006. Agora faltam apenas 2011, 2012 e claro, 2013.

Esses IPVA's travavam todos os outros processos, como a transferência do veículo para o meu nome.

Agora tenho de esperar 10 dias, até o governo de SP efetuar a baixa no veículo, para iniciar o processo de dupla transferência.

Eu sei que foi uma grana ($2900 até agora) mas fico contente em saber que, dentro de 15 dias estarei com um documento novinho em mãos e poderei rodar com o bandidão sem risco de que seja apreendido!

Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”

Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Sigla estado: SP
cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: [Restauração] Saga Logus GLi 1995 "Bandidão"

Mensagempor Valdir Sobral » 27 Mai 2014, 18:48

Imagem
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”


Voltar para “Garagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante