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Brasil 2015-06-29T09:22:42-03:00 http://www.clubedologusepointer.org/forum/feed.php?f=70 2015-06-29T09:22:42-03:00 2015-06-29T09:22:42-03:00 http://www.clubedologusepointer.org/forum/viewtopic.php?t=5272&p=66169#p66169 <![CDATA[Espaço do GNV • Converter carro para GNV reduz gastos; veja prós e contras]]>
São Paulo - Para os motoristas mais antenados, não é novidade que o Gás Natural Veicular (GNV) é um combustível mais barato que a gasolina e o etanol, mas uma pesquisa realizada pela Comgás, divulgada com exclusividade para EXAME.com, mostrou que a economia no abastecimento pode compensar o custo de conversão do carro para o gás em apenas quatro meses.

Esse é o tempo de retorno médio do investimento na instalação do equipamento de gás para motoristas que percorrem 8 mil quilômetros por mês, como taxistas.

Já para quem percorre mil quilômetros por mês, como é o caso de pessoas que usam o carro para uso particular, o prazo de retorno é de 30 meses, ou dois anos e meio.

Para chegar ao resultado da pesquisa, a Comgás utilizou os dados de um rali promovido pela Associação de Rádio Taxis de São Paulo (Artasp). No teste, três carros, modelo Renault Duster, percorreram um trajeto igual, de 102 quilômetros, que incluiu situações reais de trânsito na cidade e na estrada, apenas modificando o tipo de combustível: etanol, gasolina e GNV.

O rali mostrou que ao abastecer o carro com o GNV, a economia é de 61,1% em relação à gasolina, e de 59% em relação ao etanol.

Enquanto o carro movido a GNV apresentou uma média de 22 centavos por quilômetro rodado, o abastecido com etanol registrou média de 53 centavos e o com gasolina, de 56 centavos por quilômetro.

A partir desses resultados, a Comgás chegou ao prazo médio para que a economia com o GNV compense o investimento no kit gás - equipamento que permite que o carro seja abastecido com o GNV - para diferentes quilometragens.

Foi considerado um custo de 4 mil reais do kit gás (custo médio do equipamento de quinta geração, segundo a Comgás) e os seguintes preços médios de combustíveis: 2,89 reais por litro de gasolina, 1,89 real por litro de etanol e 1,72 real por metro cúbico de GNV - preços médios nacionais, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Veja no gráfico a seguir o resultado do levantamento:



Mais economia para quem roda mais

Conforme mostra o resultado do estudo, o GNV compensa muito mais para quem costuma percorrer quilometragens altas com o carro.

Apesar de não existir um estudo abrangente sobre a quilometragem média percorrida pelos brasileiros, de acordo com Milad Kalume Neto, gerente de desenvolvimento de novos negócios da consultoria automotiva Jato Dynamics, em condições de uso normal, os motoristas percorrem cerca de 20 mil quilômetros por ano, ou 1,8 mil por mês.

De acordo com a pesquisa, quem percorre uma distância um pouco maior que essa, de 2 mil quilômetros por mês, obtém o retorno sobre o investimento no kit gás em 15 meses. Já quem percorre mil quilômetros tem o gasto compensado em 30 meses, ou em dois anos e meio.

Ricardo Vallejo, consultor de Marketing Industrial e GNV da Comgás, afirma que o gás natural é uma fonte de combustível interessante, sobretudo para taxistas e frotistas, que utilizam o carro com frequência ao longo do dia.

“Muitos taxistas comentavam que não faziam a conversão para o GNV por causa do custo do kit gás, mas se eles percorrerem 5 mil quilômetros por mês e parcelarem o equipamento, a economia com o combustível paga o kit em cinco meses, sem que eles precisem gastar nenhum centavo a mais do que já gastavam antes”, diz Vallejo.

Ele também afirma que o combustível pode ser interessante para quem mora longe do local de trabalho ou para quem mora em uma cidade e trabalha em outra.

Mesmo quem roda apenas mil quilômetros por mês e tem o retorno apenas em dois anos e meio pode ter vantagem, uma vez que o equipamento pode ser transferido de um carro para outro, segundo Vallejo.

Outra vantagem ainda é que o GNV é um combustível menos poluente. “O GNV ajuda o meio ambiente e contribui para reduzir o trânsito porque o gás é transportado por gasoduto, então reduz a demanda por combustíveis como a gasolina, que é transportada por caminhões”, afirma Ricardo Vallejo.


Segundo ele, o gás natural tem uma emissão de gases poluentes 15% menor que o etanol e 20% menor do que a gasolina.

Isso ocorre porque a queima do GNV é muito mais completa do que a da gasolina e do álcool, uma vez que sua combustão acontece com excesso de ar, liberando mais água do que gás carbônico.

Além disso, o gás natural também é mais seguro. Por ser um combustível mais leve que o ar e possuir uma faixa de inflamabilidade menor, eventuais vazamentos dissipam-se rapidamente, diminuindo o risco de explosões e incêndios.

O que considerar antes de converter seu carro para o gás

Apesar da economia, a instalação do kit gás pode ter alguns efeitos colaterais no carro. Leandro Vanni, engenheiro de serviços da DPaschoal, diz que uma das principais desvantagens é a perda de potência.

“É comum que o veículo perca potência. A capacidade de arranque é perdida. Antigamente também se falava muito que o gás gerava problemas de motor, mas os equipamentos de quinta geração usam combustíveis líquidos, como a gasolina, para dar a partida e depois automaticamente passam para o gás, o que gera menos desgaste no motor”, afirma Vanni.

De acordo com Ricardo Vallejo, os carros perdem em média 4% da potência com o equipamento de gás. “Ele adiciona cerca de 60 quilos ao carro, o que corresponde ao peso de uma pessoa. É um peso que não interfere muito na carga do veículo”, diz.

O carro também perde espaço no porta-malas. No caso de modelos compactos, como o Ford Ka ou o Volkswagen Gol, o kit gás costuma ocupar um terço do porta-malas, já em um carro SUV, como o Renault Duster, ou Hyundai Tucson, o equipamento bloqueia um quinto do espaço.

Os carros movidos a gás também precisam passar por uma vistoria anual de segurança e de emissões, que custa 120 reais. A inspeção ocorre exatamente como ocorria a extinta inspeção veicular de São Paulo e como a inspeção dos carros no Rio de Janeiro.

Milad Kalume Neto, da Jato Dynamics, também lembra que nem todos os postos oferecem o combustível GNV. “Há uma restrição na quantidade de postos, então o proprietário pode ter dificuldades para abastecer o carro com GNV em cidades menores”, diz.

De qualquer forma, mesmo instalando o kit gás, o carro ainda pode ser abastecido com gasolina e etanol na ausência de postos com GNV.

Vallejo também lembra que em algumas regiões do país o GNV pode compensar mais do que em outras. “Tudo depende do preço do combustível concorrente. No Nordeste, por exemplo, o gás é mais caro. Já no Rio de Janeiro, um caso típico de sucesso do GNV, o gás é mais barato e o governo ainda dá desconto de 75% no IPVA para carros movidos a gás”, diz.

No site da ANP é possível consultar os valores médios de cada tipo de combustível por região. Antes de investir no equipamento a gás, portanto, é recomendável pesquisar a economia que o gás geraria por mês na sua região para verificar com mais precisão em quanto tempo o custo de 4 mil reais do equipamento seria compensado.

Outra desvantagem ainda é que os veículos zero-quilômetro perdem a garantia de fábrica depois que o equipamento de gás é instalado. “Essa questão de garantia, no entanto, é discutível porque apenas com a troca de óleo o proprietário já pode perder a garantia”, afirma o consultor da Comgás.

Uma alternativa para contornar o problema seria comprar um carro tetrafuel, que já vem de fábrica com as opções de abastecimento a gasolina, etanol ou gás. No entanto, o único carro tetrafuel do Brasil, o Fiat Siena Tetrafuel, deixou de ser fabricado e só pode ser encontrado no mercado de modelos usados.

Para o motorista que quiser utilizar o GNV, portanto, a principal recomendação é buscar oficinas que façam a instalação do kit gás. A conversão deve ser realizada apenas em empresas homologadas pelo Inmetro. No site da entidade é possível consultar a lista de instaladores registrados.

Vale citar também que, assim como a gasolina e o etanol, as vantagens e desvantagens do GNV podem variar de acordo com fatores políticos e econômicos.

Um estado pode incentivar o uso do GNV por meio da redução de IPVA, por exemplo, mas por outro lado o governo federal pode ampliar a vantagem da gasolina ao interromper os reajustes do combustível na Petrobras, como fez recentemente para conter o avanço da inflação.

Portanto, é sempre importante se atentar a fatores macroeconômicos que possam afetar as condições de mercado de cada combustível.

Estatísticas: Enviado por Valdir Sobral — 29 Jun 2015, 09:22


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2015-06-29T09:19:44-03:00 2015-06-29T09:19:44-03:00 http://www.clubedologusepointer.org/forum/viewtopic.php?t=5271&p=66168#p66168 <![CDATA[Espaço do GNV • Mitos e Verdades sobre o GNV]]>
O uso mais freqüente do GNV tem trazido a tona alguns mitos entre os consumidores. A falta de informação é o principal motivo pelo qual muitos usuários deixam de fazer a manutenção periódica e acham que não é necessário o uso do combustível líquido.

A utilização do combustível original do veículo é necessária, pois a sua falta poderá ressecar e danificar vários componentes. Outro item que deve ser observado é a troca de alguns componentes, como velas e cabos de velas e outros específicos para o uso do GNV.

Alguns cuidados devem ser tomados pelos consumidores que estão se decidindo pelo uso do GNV, como por exemplo, exigir na hora da instalação, um kit adequado ao seu veículo, obedecendo o patamar tecnológico e conseqüentemente não trazendo prejuízos ao proprietário desse veículo.

Os veículos mais novos, com injeção eletrônica, principalmente os mais recentes, possuem o coletor de admissão fabricado em plástico. A atenção neste momento se volta para o efeito de retorno de chama que poderá ocorrer, se o gerenciamento eletrônico da mistura não for correto, ocasionando até a quebra desse coletor. Alguns curiosos insistem em reforçar o coletor de plástico ou mesmo trocá-lo, levados pelo desconhecimento técnico do assunto.

A seguir veja uma relação de mitos mais comuns que são comentados no mercado:

Os veículos que utilizam GNV, perdem potência?

Os motores alimentados com GNV apresentam potência menor, quando o mesmo motor é alimentado com gasolina ou álcool. Veja alguns fatores que provocam esta redução:

- O motor que foi projetado para receber o combustível liquido, tem a taxa de compressão baixa para o GNV.
- A curva de avanço de ignição é ideal para o combustível liquido.
- As relações estequiométricas distintas entre os combustíveis favorecem o líquido, em que é possível colocar mais energia para a mesma massa de ar admitida.

Todos os veículos que instalam o sistema de GNV reduzem a vida útil do motor do veículo?

Não. Teoricamente os motores que utilizam GNV devem ter vidas úteis maiores, pois a carbonização do motor é muito menor ou até inexistente com o GNV, e os esforços gerados na combustão do GNV são menores.

O sistema de GNV resseca toda a instalação original do veiculo quando não é utilizado o combustível original do veículo?

Sim. Encontramos muitos veículos que utilizam o GNV com seus componentes do circuito de gasolina ou álcool ressecados, inclusive as mangueiras, devido a sua inoperância ou falta de manutenção preventiva. Com a utilização freqüente do combustível líquido, os componentes originais são conservados por muito tempo.

É verdade que para os veículos que possuem coletor de plástico, temos que mandar fazer outro coletor de alumínio ou fazer um revestimento no coletor?

Não. O coletor de admissão é um componente muito importante no que tange ao desempenho e emissões de poluentes atingidas pelo motor, portanto não é recomendável modificar essa peça com a finalidade de evitar a sua ruptura com retorno de chama.

Se não seguir este procedimento o coletor pode explodir?

Sim. É possível ocorrer a quebra do coletor de plástico no retorno de chama.

Quais os danos causados com a explosão do coletor?

De imediato é o prejuízo financeiro na troca da peça e o não funcionamento do motor em ambos os combustíveis. Além disso, a paralisação do motor e conseqüentemente perda da eficiência dos freios e endurecimento da direção, dependendo da velocidade que o veículo se encontrar pode acarretar um acidente de grande monta.

Por que ocorre o retorno de chamas?

O retorno de chama é provocado por alguns fatores tais como, sistema de ignição deteriorado, mistura pobre, estratégia do sistema de controle do motor, entre outros.

As bombas de combustíveis podem queimar por causa do GNV?

Não. A bomba elétrica utilizada nos sistemas de injeção eletrônica NÃO queima por causa do GNV. O que provoca a sua queima é o casamento de alguns fatos, a permanência da bomba ligada quando o motor está utilizando o GNV e o baixo nível ou inexistência do mesmo no interior do tanque.

Fonte: Globo Gás Brasil, com colaboração do Eng° Edson Carrete / INMETRO DI-2926. - See more at: http://www.gasnet.com.br/conteudo/629/M ... 99u4Z.dpuf

Estatísticas: Enviado por Valdir Sobral — 29 Jun 2015, 09:19


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2014-12-15T13:55:38-03:00 2014-12-15T13:55:38-03:00 http://www.clubedologusepointer.org/forum/viewtopic.php?t=5157&p=65171#p65171 <![CDATA[Espaço do GNV • Re: Suspenção - GNV]]> Estatísticas: Enviado por Akiles — 15 Dez 2014, 14:55


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2014-12-15T13:01:12-03:00 2014-12-15T13:01:12-03:00 http://www.clubedologusepointer.org/forum/viewtopic.php?t=5157&p=65168#p65168 <![CDATA[Espaço do GNV • Re: Suspenção - GNV]]>
Amortecedores: Gogas da Cofap....
Molas: Alliperti ou Fabrini...

P.S: O meu tem GNV e anda bem...

Abrz,

Estatísticas: Enviado por Valdir Sobral — 15 Dez 2014, 14:01


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2014-12-13T14:16:55-03:00 2014-12-13T14:16:55-03:00 http://www.clubedologusepointer.org/forum/viewtopic.php?t=5157&p=65157#p65157 <![CDATA[Espaço do GNV • Re: Suspenção - GNV]]> Estatísticas: Enviado por Puchalski — 13 Dez 2014, 15:16


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2014-12-12T07:15:27-03:00 2014-12-12T07:15:27-03:00 http://www.clubedologusepointer.org/forum/viewtopic.php?t=5157&p=65154#p65154 <![CDATA[Espaço do GNV • Re: Suspenção - GNV]]> Estatísticas: Enviado por vinivoltz — 12 Dez 2014, 08:15


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2014-12-11T20:30:09-03:00 2014-12-11T20:30:09-03:00 http://www.clubedologusepointer.org/forum/viewtopic.php?t=5157&p=65150#p65150 <![CDATA[Espaço do GNV • Re: Suspenção - GNV]]> Estatísticas: Enviado por Puchalski — 11 Dez 2014, 21:30


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2014-12-11T10:58:45-03:00 2014-12-11T10:58:45-03:00 http://www.clubedologusepointer.org/forum/viewtopic.php?t=5157&p=65140#p65140 <![CDATA[Espaço do GNV • Suspensão - GNV]]> Estatísticas: Enviado por vinivoltz — 11 Dez 2014, 11:58


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2014-11-24T10:47:56-03:00 2014-11-24T10:47:56-03:00 http://www.clubedologusepointer.org/forum/viewtopic.php?t=5137&p=64896#p64896 <![CDATA[Espaço do GNV • Re: Consumo GNV]]> Estatísticas: Enviado por Valdir Sobral — 24 Nov 2014, 11:47


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2014-11-20T19:05:53-03:00 2014-11-20T19:05:53-03:00 http://www.clubedologusepointer.org/forum/viewtopic.php?t=5137&p=64853#p64853 <![CDATA[Espaço do GNV • Re: Consumo GNV]]> Estatísticas: Enviado por Nelson — 20 Nov 2014, 20:05


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2014-11-20T13:56:21-03:00 2014-11-20T13:56:21-03:00 http://www.clubedologusepointer.org/forum/viewtopic.php?t=5137&p=64850#p64850 <![CDATA[Espaço do GNV • Consumo GNV]]> Estatísticas: Enviado por Denadary — 20 Nov 2014, 14:56


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2014-09-26T12:54:24-03:00 2014-09-26T12:54:24-03:00 http://www.clubedologusepointer.org/forum/viewtopic.php?t=5085&p=64113#p64113 <![CDATA[Espaço do GNV • Re: [DUVIDA] Qual o consumo do seu carro para quem tem GNV?]]> Estatísticas: Enviado por roqueiro666 — 26 Set 2014, 12:54


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